terça-feira, 3 de novembro de 2009

OS PLENOS QUE NÃO AJUDAM

"A moral não me ajuda.
Nasci antinomista.
Sou dos que foram feitos para as excepções,
não para as leis.
Mas enquanto vejo que nada há de mal naquilo que se faz,
vejo que há qualquer coisa de errado
naquilo em que nos tornamos.
Ainda bem que o aprendi.
A religião não me ajuda.
A fé que outros têm no que é invisível
tenho eu naquilo que se pode ver e tocar.
Os meus deuses moram em templos feitos pelo homem
e o meu credo torna-se perfeito e completo
dentro do círculo dos conhecimentos atuais.
A razão não me ajuda.
Diz-me que as leis que me condenaram
estão erradas e são injustas;
e o sistema sob o qual tenho sofrido é errado e injusto.
Mas, de qualquer forma,
tenho de fazer que estas coisas
se tornem justas e certas para mim.
Tenho de fazer que tudo o que aconteceu
se torne num bem para mim.
Não há uma única degradação do meu corpo
que eu não deva tentar transformar
em espiritualização da alma..."
(Oscar Wilde)

Nenhum comentário: